quinta-feira, 4 de maio de 2023

Concrecoisa Trama-trauma

Era uma vez um besouro chamado Belmiro que, com o passar dos anos, se tornou amargo e insatisfeito com a vida. Em uma floresta encantada, passava seus dias resmungando e criticando tudo ao seu redor, consumido por seu próprio ego.

Certo dia, cruzou o caminho de Viviano, um vaga-lume radiante e alegre que iluminava a floresta com sua luz. Belmiro, intrigado com a felicidade de Viviano, perguntou-lhe qual era o segredo de sua alegria.

Viviano, com um sorriso luminoso, respondeu: "Meu caro Belmiro, o segredo está em encontrar um propósito na vida. Eu ilumino o caminho dos viajantes perdidos e, assim, encontro sentido em minha existência".

Belmiro, ainda desconfiado, replicou: "E como, afinal, eu poderia encontrar um propósito para a minha vida? Sou apenas um besouro velho e amargurado, sem nenhuma habilidade especial".

Viviano, com sua sabedoria brilhante, disse: "Não subestime suas capacidades, Belmiro. Você é um besouro forte e resistente, capaz de superar obstáculos. Por que não usar sua força para ajudar os outros, carregando suas cargas e tornando suas jornadas mais leves?"

Belmiro, pensativo, resolveu tentar o conselho de Viviano e, aos poucos, começou a ajudar os animais da floresta com suas tarefas. Descobriu, então, que ao se doar para os outros, sua vida ganhava um novo sentido e seu coração, antes endurecido, se enchia de alegria.

A fábula do besouro e do vaga-lume nos ensina que, ao ajudarmos uns aos outros e encontrarmos um propósito em nossas vidas, podemos superar a amargura e a insatisfação, tornando-nos seres mais felizes e realizados.

2 comentários: