sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Concrecoisa Contra-grafite



Sem grafite, o muro da urbe empoeira e cria limo, mantendo-se virgem até o dia da demolição.
Qual muro não queria receber um beijo de batom bem vermelho, entregando-se ao sabor de uma sacada intelectual de um artista-agitador?
Eis a síntese da Concrecoisa Contra-grafite, tema surgido num almoço com Anibal Gondim e Miguel Cordeiro, na Ceasinha do Rio Vermelho, aqui em Salvador.
Miguel Cordeiro – grafiteiro vanguardista e desvirginador de muros soteropolitanos, criador do personagem Faustino – fazia um comentário acalorado sobre política e dominação dos que querem se perpetuar no poder e isso nos empolgou.
Anotei num bloquinho o papo e disse para Anibal: isso é contra-grafite e vai virar concrecoisa. Assim nasceu, coletivamente, a expressão contra-grafite.
Anibal Gondim gostou da sugestão da concrecoisa, que não deixa de ser uma homenagem a Miguel Cordeiro.
Mais do que uma visão do que é o mundo politicamente correto de hoje, notadamente o mundinho chamado Salvador, a concrecoisa que se apresenta mostra um, somente um tentáculo, da trupe perigosa que apaga toda e qualquer crítica que pinta num muro da Velha São Salvador da Bahia.
São os tempos modernos de controle que antes era ditadura.
Neste tempo de hoje, o muro continua sendo a bandeira contra a dominação dos totalitaristas de plantão.
Me beije com o seu batom-spray, implora um muro qualquer ao artista-agitador antes de morrer virgem e silenciado pela trincha com tinta branca à base de cal dos dominadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário